terça-feira, 23 de setembro de 2008

Ficha de Trabalho nº1

Cacèm, 23 de Setembro de 2008

Com base no visionamento do documentário " Olhos Azuis - Blue Eyes ", redija um relatório no qual apresente a sua perspectiva sobre os seguintes problemas:

1) Situações na sua vida em que sentiu racismo e/ou discriminação social.
Não me lembro que em algum momento na minha vida, tenha sentido algum tipo de racismo ou díscriminação social. Mas contudo assistimos todos os dias, quer seja nas televisões ou jornais. À situações na vida das pessoas em que se sente esse tipo de problemas.
Díscriminações raciaís, sexuaís, no trabalho, e na saúde, por serem portadores de características específicas como o caso de idosos, deficientes, reclusos e toxicodependentes.
Sondagens de opinião promovidos pelos médias dizem-nos que pouquissímos portugueses se consideram racistas, mas ao mesmo tempo dizem que o racismo é muito comum em portugal.
São também muito poucos aqueles que dizem importar-se que os filhos tenham amigos ou brinquem com crianças de raças diferentes, mas ao mesmo tempo não gostariam de morar perto de um acampamento de ciganos, ou de um bairro de negros.


2) De que modo é que este tipo de situações pode limitar/condicionar os saberes adquiridos ao longo da vida.

A discriminação condiciona totalmente a aprendizagem e o conhecimento e limita o desenvolvimento do ser humano que se confrontam com a injustiça e desumanidade. Pois segundo o principio da igualdade, todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei.


3) Que soluções?

A existência de leis preventivas contra todos os tipos de discriminação anti-racismo, anti-xenofobia, anti-homofobia.
Aliás estas leis já existem, mas na prática não são aplicadas.
Estas leis existem para evitar agressões contra a integridade de uma pessoa, servem para dar estabilidade a uma sociedade.

Exemplo: supondo que sou homofóbica racista.
Se agredir alguem verbalmente ou físicamente, se tiver um comportamento que vá contra a liberdade de outra pessoa, homossexual ou negro, existêm leis que me vão punir por isso, e que essas mesmas leis sejam aplicadas.

Como é o caso de o governo neste momento estar a rever o 13º artigo da constituição Portuguesa, "Legalizar o casamento entre homossexuaís".
Toda a gente têm o direito a viver a sua vida independentemente da raça, sexo, orientação sexual, no entanto não sendo permitido o casamento homossexual já é uma forma discriminatória do próprio governo.
Sendo a constituição a lei fundamental da nação e estando prevista a não discriminação face á comunidade social, o estado teria que rever posições acerca das uniões de facto e das adopções.

Acho que o Português é racista.
A mudança das pessoas e da sociedade têm de vir de dentro, não podemos obrigar ninguem a gostar de qualquer coisa por obrigação. ( eu não consigo ).

Sem comentários: