segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Conceito da Sociologia e do sentido da acção social

Conceito da Sociologia e do " sentido da acção social "

1) Acção é um comportamento humano, ou seja, uma atitude interior ou exterior voltada para a acção. E esse comportamento só é social quando a pessoa atribui a sua conduta um significado ou sentido próprio, e esse sentido se relaciona com o comportamento das pessoas

2) A Sociologia é uma ciência que procura compreender a acção social, por isso Weber considera o individuo e as suas acções como ponto chave. Evidenciando a compreenção e o sentido que a pessoa atribui á sua conduta.

3) O principal objectivo de Weber é compreender o sentido que cada pessoa dá á sua conduta e perceber assim sua estrutura intelígivel e não a analise das instituições sociais.
Quando pensamos em grupos de pessoas com determinados interesses.
Ou grupos sociais que podem tomar determinadas acções com uma determinada intenção atribuida.

4)Exemplos: Geralmente um indíviduo que têm notas elevadas, verifica-se que têm por trás um contexto familiar favorável. Mas também é possivel um individuo de extrato social inferior obter bons resultados, têm de esforçar mais, está mais limitado mas consegue.
As acções dependem de juizos e decisões, as pessoas têm que se esforçar a vencer, têm de ter força de vontade.

5) a) Desde que nascemos as aprendizagens são diferentes entre rapazes e raparigas.
Ao longo da nossa vida somos um objecto de construção social, á comportamentos diferenciados.
Em função desse argumento é de esperar que homens e mulheres tenham comportamentos conformistas.

b) Em relacção á idade: Aos jovens a mudança não implica qualquer perda, mas para um colega mais velho, pode ser um problema.

c) Um individuo pode ter o 9º ano, pode ter o 12º ano, uma licenciatura, um mestrado ou um doutoramento. Mas esses estudos não garantem o emprego a ninguem.

6) Observando a escola como um contexto de diversidade sociocultural, o conceito de acção social aplica-se no modo como as pessoas fazem as suas escolhas com base em determinados objectivos. Explicando a generalização dos cursos EFA, os alunos orientam-se tendo ou não determinadas intenções, querem acabar o secundário o mais rápidamente possível.

7)Quando falamos de exclusão social, podemos falar de idosos, toxicodependentes, ex reclusos, deficientes, pobres, entre outros. Existem muitas situações que marcam uma pessoa para o resto da vida. Um ex recluso têm que explicar o porquê? muitas vezes na sua vida.
Enquanto que um idoso não é valorizado na nossa cultura e é encarado como um encargo.

8)a) Quanto ao género social (sexo), as mulheres consomem mais, o que seria do comércio se não existissem as mulheres.
b)Quanto á idade consomem mais aqueles que têm mais poder de compra e estabilidade financeira.
c)Quanto ás habilitações escolares, têm maior poder de compra quem têm acesso á informação mais diversificada, no caso de ser mal servido sempre pode reclamar, pois sabe como o fazer.
Quando um consumidor pensa em adquirir um serviço, existem muitas formas de influenciar a sua decisão, quer seja através da publicidade ou na facilidade com que se adquire um crédito.

Sem comentários: